Crédito ou Débito

Tome melhores decisões financeiras!

Consórcios de bancos: qual o melhor deles?

Antes de eleger o melhor consórcio, é importante que nosso leitor entenda um pouco como é o funcionamento de um consórcio. Esta modalidade de financiamento baseia-se em pagar um valor fixo por um bem, podendo este ser um imóvel, eletrodoméstico, veículo ou outro, junto a um grupo de outras pessoas. Tal grupo tem então direito a participar de sorteios, onde uma certa quantidade dos produtos é sorteada mensalmente ou até mais vezes durante o mês. O processo se repete até que o participante do consórcio quite todas as parcelas, quando ele ganha uma “carta de crédito” com o valor “investido” no consórcio e pode ou “ganhar” o produto ou usar o crédito de outra forma. Vale ressaltar, caso não tenha sido entendido, que você não recebe o produto quando começa o consórcio, podendo ganhá-lo apenas via sorteio ou ao final do “investimento”.

Para aumentar suas chances, durante um consórcio, você pode dar “lances”, que são valores correspondentes a uma certa porcentagem do valor total do produto, durante o consórcio, aumentando suas chances de ganhar nos sorteios.

Você paga parcelas ficas durante todo o período do consórcio e uma taxa de administração. É possível retirar seu dinheiro do consórcio, mas se um período mínimo de permanência não for respeitado, você perderá parte do dinheiro.

Qual a vantagem de participar de um consórcio?

Na teoria, o consórcio não tem taxas de juros. Na prática, as tarifas acabam deixando o consórcio no mesmo preço ou um pouco abaixo do financiamento, com a diferença de não ter o veículo em mãos desde o começo e também de não precisar de entrada. Empresas que precisam constantemente renovar sua frota podem ver no consórcio uma forma de custo fixo válido como investimento. Algumas pessoas que não tem disciplina para economizar dinheiro por si só podem ver no consórcio uma forma de investir para comprar um carro novo ou trocar o que já tem, sendo que em ambos os casos a situação de troca não pode ser urgente. Consórcio de bens como eletrodomésticos simplesmente não vale a pena, já que financiamentos podem ser obtidos com valores bem baixos e mais em conta.

Consórcios de bancos

As dicas da imagem vão te ajudar e muito na hora de escolher o melhor consórcio. (Foto: www.jornalcash.com.br)

Qual o melhor consórcio de bancos?

Dito as únicas situações em que o consórcio de bancos pode ser vantajoso, temos que dizer que não apenas os “juros” do consórcio devem ser levados em conta. Devemos considerar também o atendimento, a gestão do dinheiro, as reclamações no mercado sobre a instituição e o produto vendido e mais. Também, vale considerar o tipo de consórcio que a instituição faz para seus clientes.

Dito isto, o Itaú é um dos bancos com a maior quantidade de clientes em seus consórcios e com uma das menores quantidades de reclamações. São várias opções dadas aos seus clientes e de forma abrangente. O Bradesco fica bem perto, mas com muitas reclamações na praça. BB e CAIXA tem bons consórcios, mas talvez pela sua popularidade também são alvos de muitas reclamações.

O melhor a se fazer na hora de escolher seu consórcio é analisar, comparar e negociar. Assim, você com certeza conseguirá menores taxas e as melhores condições para conseguir iniciar o investimento em um de seus sonhos.

Categorias:

Comente e participe !

Links patrocinados

Links patrocinados

X
Crédito ou Débito por email!