Como treinar para investir na Bolsa de Valores?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Treinar para a Bolsa de Valores é muito melhor do que apenas estudar sobre ela. Para fazer isso, existem jogos do mercado de ações e simulações que permitem aos curiosos uma oportunidade para aprender sobre o arriscado investimento na Bolsa de Valores antes de tirarem qualquer centavo do bolso.

Os jogos do mercado de ações e os simuladores

Jogos do mercado de ações e simulações permitem uma oportunidade valiosa e divertida de aprender tudo sobre o processo de fazer bons investimentos e dão uma boa base para a boa gestão do dinheiro. Estes jogos são projetados não apenas para serem usados como forma de estudos, mas também dar lições valiosas em estudos sociais, psicologia, burocracia, mercado financeiro e mais, ajudando os indivíduos a ampliar seus conhecimentos e ganhar novas habilidades em investir, poupar, se comunicar, cooperar, pesquisar e tomar decisões.

Leia também

Benefícios da simulação da Bolsa de Valores

O principal benefício da simulação do mercado de ações é que você pode colocar em prática seus conhecimentos sobre a Bolsa de Valores sem correr o risco de perder dinheiro com isso. Mais do que um estilo de aprendizagem é incentivado enquanto você se familiariza com as regras da linguagem de poupar e investir dinheiro.

Você também será capaz de realizar a sua própria investigação em um nível confortável, seja para descobrir novos jogadores no mundo corporativo ou simplesmente descobrir como manejar melhor sua carteira de investimentos. Durante este processo, você ainda poderá entrar em contato com outros “acionistas”, comparar suas escolhas com as deles, permitindo a cooperação e compartilhamento de decisões com um grupo, descobrindo seus pontos fracos e fortes, além de seu perfil investidor.

Tudo isto se volta para ampliar o crescimento de uma carteira de forma sólida no momento em que você entrar no mundo financeiro e assim, poder executar todo o aprendizado adquirido.

Aprendendo sobre a Bolsa de Valores

Simuladores são um excelente começo na Bolsa de Valores, principalmente para quem quer saber sua tolerância ao risco. (Foto: pifm.com.bd)

O foco no processo e não (somente) nos resultados

A fim de aprender sobre o mercado de ações, você terá a oportunidade de fazer pesquisas através da internet, revistas e jornais. Você também poderá descobrir quanto tempo de cada dia poderá dedicar à administração da sua carteira de investimentos. Poderá também filtrar onde estão as informações realmente importantes e aquelas que sempre estão incorretas, incompletas ou erradas. Os simuladores também possibilitam que você invista em mais de uma Bolsa, já que é possível usar simuladores de outros países.

Durante todo o tempo em que você usa os simuladores, a cada passo dado você aprenderá algo a mais sobre o mundo da Bolsa de Valores. Aprenderá a perder um pouco do medo em investir e a arriscar um pouco mais. Entenderá também o importante papel que suas decisões terão durante todas as decisões tomadas e também o impacto financeiro que a Bolsa de Valores terá no seu bolso.

Como começar?

Comece pequeno. Ao invés de usar o capital total disponibilizado pelos simuladores, use um valor mais próximo da sua realidade. Analise e acompanhe este investimento por uns 6 meses pelo menos. Após este tempo, analise se você precisa aprender mais com cursos e livros ou se já está no momento de começar a investir, mesmo que não vá parar de estudar (algo que você NUNCA deve fazer quanto se trata da Bolsa de Valores.

Gostou de nossas dicas? Esquecemos de algo importante? Não deixe de comentar abaixo e nos ajudar a criar artigos cada vez mais completos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário