Todo mundo já conheceu ou viu um pedreiro na vida. Historicamente, o trabalho como pedreiro é passado de pai para filho, com o aprendizado sendo repassado de geração para geração. Nos tempos modernos, com o maior acesso à oportunidades pela população, são poucos os que optam por esta carreira, que deixa uma lacuna de bons profissionais no mercado. Mas afinal: o que faz um pedreiro?

Ele é responsável por trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais na construção civil. Ele se guia por desenhos, esquemas, especificações e instruções de seus superiores, utilizando processos e instrumentos na construção e reforma de prédios, casas, lojas e mais.

Quando falamos dessa maneira bem básica, até parece que o pedreiro sabe muito pouco para exercer a profissão, o que é muito errado. Na verdade, o pedreiro tem de ser capaz de verificar características da obra ao examinar projetos e especificações. Nesse momento, ele irá se orientar para selecionar os melhores materiais para uma dada instalação ou cômodo da casa. Portanto, ele precisa estar antenado aos novos materiais que aparecem no mercado, assim como preços.

Assim que faz essa avaliação, ele tem de ser capaz de pensar na melhore execução do trabalho e a quantidade necessária de materiais como o cimento, areia, água e outros para não haver desperdício e assim, ser capaz de colocar tijolos, azulejos, ladrilhos e outros materiais da construção no lugar certo e com a mistura certa.

Ele também irá construir fundações com pedras, tijolos e/ou concreto, formando bases de paredes para construções maiores. Assim que assentar tijolos, ladrilhos, pedras, pilares, ele rebocará as estruturas que foram erguidas com argamassa apropriada para que assim, a construção seja finalizada com o revestimento apropriada.

Carreira de pedreiro

Praticamente todas as profissões de nível técnico e de nível básico estão carentes de bons profissionais. Além disso, ao optar pela carreira como pedreiro, você tem muitas opções para dar continuidade ao seu conhecimento. (Foto: www.mundodastribos.com)

Tudo isso deve ser feita com extrema precisão, respeitando nivelamentos e cálculos, principalmente na hora de colocar azulejos. Um pequeno desnível pode ser muito problemático na hora de colocar móveis no ambiente ou fazer outras instalações.

O pedreiro é aquele também que será responsável por reformar e fazer a manutenção preventiva em casas e prédios inteiros, fazendo reparos necessários para deixar a estrutura segura e mais valorizada.

Para se tornar um pedreiro, comece pesquisando por fóruns, textos e vídeos na internet. Dessa forma, você começará a compreender um pouco de como esta profissão funciona. Note que como todo ofício manual, o pedreiro sofre muitos riscos de sofrer acidentes durante o trabalho, sendo necessário um grande conhecimento sobre as ferramentas manipuladas e o uso constante de equipamentos de segurança.

Após ter estabelecido essa base e ter a consciência da importância da segurança, você pode buscar cursos profissionalizantes em sua cidade, principalmente aqueles ofertados pelo SENAI, que tem grande reconhecimento no mercado de trabalho. A melhor coisa na carreira de pedreiro é que a partir dela, você pode buscar um grande crescimento com mais especializações, indo para cursos técnicos de edificação e podendo chegar também a cursos superiores de engenharia civil ou arquitetura, com o conhecimento prático necessário de como a construção funciona em níveis mais básicos.

Esperamos ter solucionado suas dúvidas quanto a essa profissão. Se ficou alguma pergunta deixada para trás, não se esqueçam de perguntar no espaço de comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)