Como saber quanto irá gastar no Natal?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Pense sua programação atual e imagine adicionando compras de Natal, festas de Natal e viagens de férias ao mesmo tempo. Eu suspeito que você vai agradecer ao ver meados de dezembro, se você usar o tempo extra que você tem agora para se preparar para o Natal, principalmente descobrindo e organizando o quanto você vai gastar nesta época especial.

Leia também

Comece a fazer presentes caseiros

Presentes caseiros e personalizados de Natal são os presentes mais memoráveis ​​que você pode dar. Por quê? Porque o destinatário sabe que você investiu uma quantidade significativa de seu tempo. Muitas vezes penso em fazer presentes caseiros, mas percebo que não tenho o tempo para concluir um projeto. Ao debater idéias caseiras agora, você está mais propenso a ter o tempo necessário para completar o projeto e no ano que vem ter tudo preparado e mais barato.

Se você faz listas de Natal, peça às pessoas para que você obtenha a lista de cada uma delas

Minha família faz listas, mas a de alguns amigos não. Se você perguntar às pessoas para as listas de Natal, vá em frente e entre em contato com eles agora. Quanto antes você obter as listas, mais chances terá de planejar as compras e assim, gastar menos dinheiro no Natal.

Comece a pesquisar os preços

Separe 10 minutos a cada domingo para buscar bons anúncios, promoções e cupons. Se você encontrar um item na sua lista, anote o preço e comece a comparação em outros lugares, como sites de comparação de preços. Caso contrário, o que provavelmente vai acontecer é que você vai correr para a loja no dia 24 e pagar muito em um presente que você não quer comprar.

Nossa meta pessoal é ter todo o nosso compras de Natal feito até o último dia de novembro. Dessa forma, não temos que lutar contra a multidão dos feriados.

Comprando com inteligência

Ao organizar seu tempo durante o ano para o Natal, você poupará dinheiro e terá como investir mais qualidade nos momentos com família e amigos. (Foto: www.thejournal.ie)

Comece a preparar seus cartões de Natal

Imaginem o quão incrível seria se todos os seus cartões de Natal ficassem prontos já e novembro. Isso não seria um alívio? Vá em frente e defina uma meta alvo de quando você gostaria de terminar todos os seus cartões. Em seguida, crie algum tipo de plano a ser feito até essa data. Você poderia marcar uma manhã em seu calendário ou fazer um pouco de cada vez.

Encha o Freezer

Há um monte de grandes refeições que você pode congelar antes do tempo. Assim, você tem comida disponível quando a temporada de fim de ano fica muito ocupada. Uma maneira de encher o congelador é dobrar ou triplicar algumas de suas receitas que você estará preparando no próximo mês. Sirva uma única parcela e congele a parte extra. Outra opção é tirar um dia cheio de cozinha onde você faz tantas refeições quanto possíveis e congela para a temporada de Natal.

Pratique dizer “Não” e oferecer uma alternativa quando necessário

A maioria das pessoas que conheço passam o Natal ocupado fazendo coisas que eles não querem fazer, em primeiro lugar. Comece hoje a dizer não para compromissos que você sabe que vão lhe causar estresse durante as férias.

Se dizer não é difícil, em seguida, ofereça uma alternativa. “Eu não vou ser capaz de ____ , mas eu poderia se nós fôssemos ____.

Com um início precoce , você pode sobreviver a corrida do fim de ano agitada. Tenho certeza de que em dezembro você não vai se arrepender de qualquer parte do tempo que você passou.

 Como saber quanto irei gastar no Natal?

Agora que você tem uma lista definitiva de pessoas para quem comprar presentes para este ano, organizou seu precioso tempo , é uma boa ideia passar por listas e definir um valor máximo que você vai gastar com cada pessoa. Em vez de atribuir cada uma figura vaga, olhe para o orçamento de Natal.

Pode ser que você queira dividir a figura igualmente entre o número de pessoas que você está comprando, de modo que se você está comprando para 10 pessoas e tem um orçamento de R$200, você simplesmente decidir gastar até R$20 em cada pessoa e nada mais. Caso contrário, pode haver algumas pessoas que você gostaria de ser capaz de gastar mais do que outros, caso em que você pode ajustar suas figuras em conformidade.

Definir um número exato de quanto você pode gastar em cada pessoa na sua lista significa que quando você vai para as compras, você vai saber exatamente o que você pode gastar e será menos tentados a perder o controle de seus gastos e apenas continuar comprando extras pequenas coisas que você acha que eles gostariam.

Utilizando esta organização toda e as técnicas, você otimiza seu tempo, divide as compras de Natal para o ano todo e de brinde, gasta bem menos no Natal. Tudo é uma questão de tempo e principalmente, planejamento.

Se você tem mais dicas financeiras de Natal, compartilhe-as no espaço para comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário