Você deseja saber o que fazer para limpar seu nome sujo na praça? A resposta é simples: pague sua dívida! Mas é claro, não podemos esquecer que pode acontecer de seu nome permanecer no cadastro do SPC ou Serasa mesmo que a dívida já tenha sido quitada. E pode acontecer também de você negociar a dívida, não pagando-a integralmente, mas parcelada, e isso ser interpretado por esses órgãos ainda como inadimplência. Mas vamos por partes.

  1. Primeiramente a quitação da dívida: Faça uma consulta da dívida no serviço de proteção ao crédito (SPC) se a sua dívida for no comércio ou outros serviços. Faça uma consulta no Serasa se a sua dívida for com instituições financeiras e bancos. Consulte quais são as empresas que você está devendo, o valor da dívida e há quanto tempo você está devendo.
  2. Negociação da dívida: Se você não tem condições de pagar o valor da dívida a vista, a solução é negociar. Procure o setor financeiro da empresa e coloque sua situação. Das duas uma: ou eles dividem a dívida em parcelas, ou abatem parte do valor total para você pagar a vista. Mostre que você está interessado em quitar a dívida e se preocupa com a situação. Quitá-la será bom para eles e para você.
Pagar dívidas e limpar o nome sujo

Negociar, pagar e limpar o nome sujo na praça!

  1. Limpando o nome: Após a negociação e o pagamento da dívida (total ou após o pagamento da primeira parcela da dívida negociada), segundo o Código de Defesa do Consumidor o credor tem 5 dias úteis para retirar o seu nome da lista de devedores, o seu nome deve estar limpo, fora do SPC e Serasa. Se o credor não retirar o seu nome do cadastro de devedor, você deve contactá-lo e pedir para que retire. Caso ele não o faça, você deve entrar com uma ação judicial exigindo a retirada e ainda pode processá-lo por danos morais. Existe ainda uma outra maneira de limpar o nome sujo, que não é nada imediata.
  2. Outra forma de ter o seu nome limpo: Após 5 anos sem pagar a dívida, com o nome sujo no SPC e Serasa, a dívida é prescrita, ou seja, é cancelada. Não poderá ser cobrada na justiça nem constar mais em cadastro de devedores. As empresas perdem o direito de cobrá-la e você não tem mais o dever de pagá-la.

2 comentários para “Como limpar o nome sujo – Serasa e SPC”

  1. Fátima

    O valor da dívida inscrito no Serasa pode sofrer acréscimo em seu valor pelas empresas de cobrança?

  2. admin

    Fátima,

    As empresas de cobrança prestam um serviço para o credor da dúvida e não para quem está sendo cobrado.
    Logo me parece que este acréscimo não é legal.
    Em todo caso acho melhor que você entre em contato com o procon explicando sua situação e especificando melhor do que se trata tal cobrança para ter certeza da legalidade da mesma.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)