Crédito ou Débito

Tome melhores decisões financeiras!

Como emitir e calcular a multa de um DARF em atraso?

O imposto de renda pessoa física é pago através de um documento especial chamado DARF, é como um boleto específico para pagamento de impostos. Ao fazer a sua declaração de imposto de renda você pode configurar para que os DARF’s sejam automaticamente debitados em sua conta corrente, seja à vista ou em várias parcelas. No meu caso, o débito automático não ocorreu e tive que gerar outras guias do DARF para pagamento com multa e juros, depois de receber um comunicado da Receita Federal de que o débito automático das cotas não fora efetuado!

O problema ocorreu porque em fevereiro de 2012 eu estava navegando pelas opções da minha conta corrente e fui cancelando os contratos de débito automático passados, de empresas com as quais eu não tinha mais vínculo. Cancelei itens como operadora de telefonia que não uso mais e a receita federal, pois achei que era o certo a fazer pois não havia mais nenhum débito pendente. Porém eu não estava cancelando um simples débito automático, mas o contrato do banco com a Receita Federal em relação ao meu CPF. O que fiz foi cancelar a autorização para que a receita federal enviasse valores para serem debitados automaticamente em minha conta. Com isso ao gerar o imposto de renda de 2012, ano exercício de 2011, a receita tentou cadastrar o débito automático, mas o banco não deixou! Resultado: tive que pagar 3 parcelas com multa e aprender a emitir o DARF com multa por atraso.

Para gerar o DARF com atraso, você pode usar um software chamado Sicalc, baixado diretamente do site da Receita Federal ou pode fazer o procedimento online mesmo. Acesse a lista de serviços e informações para pessoa física e procure o link “Cálculo e Emissão de Darf para Pagamento das Quotas de IRPF”. Ao abrir esta tela você verá uma aviso ridículo, da idade da pedra, falando sobre quais navegadores usar. Ignore e clique na aba “Cálculo”, acima e à esquerda da tela. Pronto! Basta preencher as informações solicitadas as uma guia de DARF será gerada contendo a soma de todo o imposto atrasado até a data escolhida para pagamento. Mas lembre-se: gere e pague até a data definida, ou terá que gerar novamente outra guia de atraso!

Gerar DARF On Line pelo Sicalc

Tela para gerar um DARF para pagamento em atraso

Portanto, a dica que fica é: não cancele o contrato de débito automático da Receita Federal em sua conta bancária, mesmo que o imposto do ano já tenha sido pago. É este contrato ativo que permitirá que novas parcelas dos impostos nos anos seguintes sejam automaticamente debitadas em sua conta corrente!

 

Categorias:

Comente e participe !

Links patrocinados

Links patrocinados

X
Crédito ou Débito por email!