Cheque rasgado ou rasurado! Como resolver?

Em Educação financeira por André M. Coelho

É estranho pensar que um cheque que tenha rasuras ou danos visíveis possa ser descontado em uma instituição financeira. Porém, é completamente possível que isto seja feito, legalmente falando. Só que quem porta o cheque, ou seja, o beneficiário que o está resgatando, pode ter que explicar quais foram os motivos que levaram ao problema com o cheque, para que não restem dúvidas sobre a autenticidade do mesmo.

Leia também

O cheque nominal proporciona uma maior segurança para ambas as partes, pois em caso de perda, apenas o beneficiário que tem seu nome escrito no cheque é que poderá sacá-lo.

Cheque rasurado

No exemplo, um cheque rasurado que faz parte de um golpe para sacar mais dinheiro do que a quantia preenchida pelo emitente. (Foto: sellerink.com.br)

Deve se tomar muito cuidado no preenchimento de um cheque e também em seu transporte. Muitas pessoas optam por dobrá-lo e colocá-lo na carteira. As dobras, quando mantidas por muito tempo, podem fragilizar o papel do cheque e rasgar com facilidade. Sempre tente manter os cheques com a menor quantidade de dobras possível. Quando receber um cheque, busque também depositá-lo com rapidez no banco, mesmo que por via de depósito programado. Assim você garante que ele não será perdido e que a instituição financeira onde ele foi depositado irá cuidar bem dele.

Cansamos de dizer aqui o quanto outras formas de pagamento são mais seguras do que cheques. Mas se esta é a única forma para o pagamento de um bem ou serviço, tome muito cuidado com seu talão e o preenchimento do cheque. Evite dores de cabeça e busque ser bem organizado com os cheques.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário