É estranho pensar que um cheque que tenha rasuras ou danos visíveis possa ser descontado em uma instituição financeira. Porém, é completamente possível que isto seja feito, legalmente falando. Só que quem porta o cheque, ou seja, o beneficiário que o está resgatando, pode ter que explicar quais foram os motivos que levaram ao problema com o cheque, para que não restem dúvidas sobre a autenticidade do mesmo.

O que é recomendado é que assim que o dano ocorrer, que o beneficiário registre um boletim de ocorrência onde constam todos os detalhes do dano. Assim, ele terá duas opções: tentar descontá-lo em um banco ou solicitar ao emitente que faça uma nova via do cheque. Se o mesmo foi inutilizado, a pessoa que emitiu o cheque saberá que o dinheiro não saiu da conta. Mas o beneficiário dependerá muito da boa fé do emitente para escrever um novo cheque, uma vez que legalmente a parte dela já foi cumprida ao entregar o cheque ao beneficiário.

O cheque nominal proporciona uma maior segurança para ambas as partes, pois em caso de perda, apenas o beneficiário que tem seu nome escrito no cheque é que poderá sacá-lo.

Cheque rasurado

No exemplo, um cheque rasurado que faz parte de um golpe para sacar mais dinheiro do que a quantia preenchida pelo emitente. (Foto: sellerink.com.br)

Deve se tomar muito cuidado no preenchimento de um cheque e também em seu transporte. Muitas pessoas optam por dobrá-lo e colocá-lo na carteira. As dobras, quando mantidas por muito tempo, podem fragilizar o papel do cheque e rasgar com facilidade. Sempre tente manter os cheques com a menor quantidade de dobras possível. Quando receber um cheque, busque também depositá-lo com rapidez no banco, mesmo que por via de depósito programado. Assim você garante que ele não será perdido e que a instituição financeira onde ele foi depositado irá cuidar bem dele.

Cansamos de dizer aqui o quanto outras formas de pagamento são mais seguras do que cheques. Mas se esta é a única forma para o pagamento de um bem ou serviço, tome muito cuidado com seu talão e o preenchimento do cheque. Evite dores de cabeça e busque ser bem organizado com os cheques.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)