Cartão de crédito da empresa vale a pena?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

O cartão de crédito empresarial é um serviço que bancos e instituições financeiras oferecem aos seus clientes empresariais e corporativos para um fidelização destes e também para dar a oportunidade do acesso a cartões de crédito com melhores condições. Como é um serviço voltado para pessoas jurídicas, muitos desconhecem o funcionamento deste tipo de cartão até receberem um de suas empresas ou abrirem uma conta de pessoa jurídica em algum banco.

Leia também

Taxas, tarifas e juros dos cartões de crédito de empresas

Como o pagamento dos cartões corporativos e empresaria é por conta da empresa que tem conta no banco, há muito menos riscos envolvidos, o que ajuda na cobrança de taxas, tarifas e juros menores do que suas contrapartes de pessoas físicas. Seguros e outros serviços agregados ao cartão podem também ser adquiridos com descontos especiais. Já tarifas de anuidade podem ser um pouco mais altas ou até existir a isenção das tarifas, mas depende inteiramente da negociação da empresa com a instituição financeira.

Marketing que pode enganar

Muitas vezes, o cartão corporativo é só propaganda. Na foto, marketing do cartão corporativo de um banco brasileiro. (Foto: www.bradescopessoajuridica.b.br)

Quem paga o cartão de crédito da empresa?

O cartão de crédito da empresa pode ser centralizado ou individualizado. No primeiro caso, todos os gastos de portadores de cartão de crédito compartilham de um mesmo limite e fatura. No segundo, cada portador se responsabiliza pelo pagamento da fatura, tendo também um limite individual. A empresa pode ou não ser responsável pelo pagamento destes cartões, sendo esta decisão tomada antes do fornecimento destes para os funcionários.

Vale a pena o cartão de crédito da empresa?

Tanto para a empresa quanto para o funcionário o cartão de crédito empresarial ou corporativo pode ser um bom negócio. É um benefício que, se a empresa optar por não pagar os gastos, não tem custo nenhum para ela. Já na opção em que ela arca com os gastos de seus funcionários, o cartão é uma forma de centralizar as finanças e organizá-las, sabendo exatamente onde e como o funcionário gastou o dinheiro. Ainda vale a comparação entre cartões de crédito pessoa física e pessoa jurídica  antes de fazer o contrato de um destes cartões. Pode ser mais negócio um cartão pessoa física dependendo as condições. Tudo vai estar diretamente relacionado à capacidade de negociação da empresa com o banco ou instituição financeira.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário