Os códigos CVV2/CVC2/CID fornecem um recurso de segurança para transações em que o cartão físico e seu portador não estão presentes.. É um valor de três ou quatro dígitos, que fornece ao processador de pagamento um certo tipo de “criptografia” para checar a autenticidade do cartão.

Os termos são geralmente usados ​​alternadamente. CVV2 significa “Card Verification Value 2″, CVC2 significa “Card Validation Code 2″, e CID para “Card Identification Number”. Para a American Express, o código é um número de quatro dígitos na frente do cartão acima do número de conta. Para a Visa, Eurocard/MasterCard e Discover, o código é um número de três dígitos que aparece no final do número da conta (se houver) na parte de trás do cartão. Estes valores ajuda a validar duas coisas:

  • O cliente tem o cartão de crédito em sua posse;
  • A conta do cartão é legítima.

CVV2/CVC2/CID é impresso somente no cartão – não está contido nas informações da tarja magnética, nem aparece em vendas, recibos ou declarações. Usar o valor CVV2/CVC2 pode ajudar a minimizar o risco de, sem saber, aceitar um cartão falso ou ser vítima de uma fraude.

Códigos de segurança

Explicação visual de onde encontrar os códigos de segurança de seu cartão. (Foto: coloradominiatures.com)

Abaixo, uma tabela explicativa de onde encontrar cada código em cada tipo de cartão:

NOMEONDE ENCONTRAR NO CARTÃO?
VisaCard Verification Value (CVV2)Três dígitos à direita do número do cartão de crédito na área de assinatura, no verso do cartão.
MasterCard/EurocardCard Verification Code (CVC2)Três dígitos à direita do número do cartão de crédito na área de assinatura, no verso do cartão.
DiscoverCard Identification Number (CID)Três dígitos à direita do número do cartão de crédito na área de assinatura, no verso do cartão.
American ExpressCard Identification Number (CID)Quatro dígitos impresso (não gravados) na parte frontal direita do cartão, acima do número do cartão de crédito.
Diners ClubCard Verification Value (CVV2)Três dígitos à direita do número do cartão de crédito na área de assinatura, no verso do cartão.

Tome muito cuidado com este número, principalmente quando em baixo relevo: alguns fraudadores podem utilizar um papel carbono ou até anotar este número sem que você perceba, pois eles nem chegam a roubar seu cartão fisicamente. Não tire fotos de seu cartão e muito menos empreste-o a amigos e/ou desconhecidos. Em se tratando de dinheiro, todo o cuidado é pouco.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)