5 dicas para ter vantagens em seu banco!

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Em um mundo onde produtos bancários com taxas baixas e taxas de juros decentes são poucos e distantes entre si, a maioria dos clientes do banco não pode dar ao luxo de ficar com uma instituição só. Afinal, um banco que oferece grandes empréstimos à habitação pode não ser capaz de competir com as taxas de retorno em investimentos oferecidas pelo outro. Realização de negócios com vários bancos significa aproveitar mais oportunidades para poupar e fazer crescer o seu dinheiro.

As instituições financeiras muitas vezes afastam clientes não rentáveis​​, o que significa tornar-se melhor amigo com apenas um banco pode se provar difícil, se você não tem um monte de dinheiro para oferecer. Mas os clientes do banco que realmente contribuem para a receita do banco através de grandes depósitos e saldos de empréstimos podem colher muitos frutos desta situação e obter grandes vantagens nesse negócio.

O que é o relacionamento bancário?

Refere-se à comercialização de pacotes financeiros para os clientes em vez do uso de produtos e serviços esporádicos ou empréstimos. Por produtos bancários mais amplos e de longo prazo, as instituições podem aumentar os ativos totais por cliente e, posteriormente, a receita total por cliente.

No entanto, o relacionamento bancário não é apenas para o banco e pode beneficiar o cliente também. Por um lado, construir um relacionamento com o seu banco significa estabelecer a confiança em ambas as extremidades. Seu banco confia em você para cumprir suas obrigações financeiras e você confia neles para atender às suas necessidades financeiras. Quanto mais forte o vínculo de confiança, financeiramente mais benéfico que o relacionamento torna-se para ambas as partes.

Essa confiança pode existir em um nível mais pessoal ou profissional. Mas independente do tipo, damos as dicas de como obter as vantagens com seu banco de acordo com suas necessidades.

Para o acesso a melhores taxas de juros e prazos de empréstimo

As instituições financeiras concentram seus esforços de vendas em trazer uma parcela maior da carteira do cliente, que pode funcionar a favor do cliente . Ou seja, os clientes dos bancos mais ricos podem ter acesso a melhores taxas de juros do que o que é anunciado ao público em geral. Dependendo do tamanho do seu relacionamento em geral, você pode ser capaz de obter taxas mais elevadas em seus depósitos a prazo e taxas mais baixas em seu empréstimo.

Vantagens com bancos

Um bom relacionamento com seu banco garante vantagens cruciais para melhores finanças e muitas outras vantagens! (Foto: cantada.com)

Para pagar menos taxas

Porque você é considerado um cliente de alto valor, coisas como taxa de conta corrente, taxas de cheque especial e anuidades de cartão são fáceis de serem renunciadas. Mantendo saldos mais elevados significa que é provável a ser isento de taxas comuns de manutenção mensal. Obter pacotes mais completos e com mais serviços também irá ajudar nessa tarefa pois ao pagar mais você pode pagar menos.

Para mais conveniência

Benefícios do relacionamento bancário vão além dos ganhos financeiros óbvios. Um relacionamento bancário de longo prazo fornece um ponto de contato e agiliza a gestão financeira. Em essência, porque o banco já está familiarizado com a sua situação financeira, leva menos tempo para reunir suas informações e definir com precisão o que você precisa e como obter. Isso não só é benéfico quando se trata de coisas como combinar declarações ou transferência de dinheiro, mas também na aplicação de empréstimos quando o processo de aprovação pode ser demorado e complicado se a instituição de crédito não sabe muito de seu histórico a partir de uma relação de negócios anterior.

Para um maior nível de serviço ao cliente

Muitos gerentes de agências são julgados pela rentabilidade do seu escritório e perder um grande cliente pode ser a diferença entre mostrar lucro ou não. Um gerente de banco deve tratar seus melhores e mais rentáveis ​​clientes como realeza. Não é incomum para os clientes com contas particularmente rentáveis ​​a serem tratados com um nível muito mais elevado de atendimento ao cliente, muitas vezes tendo uma única pessoa nomeada como seu banqueiro pessoal para lidar com qualquer necessidade que surgir.

Para visão e planejamento de longo prazo

Pertencer a um banco que está familiarizado com a sua situação financeira e histórico também pode ser extremamente útil quando se trata de planejamento para o futuro. Por exemplo, relacionamentos bancários fortes com os clientes permite aos bancos para assumir um papel mais pró-ativo em suas vidas, permitindo-lhes identificar oportunidades para melhorar a sua posição financeira e crescer. Limites de empréstimo e cartões de crédito sobem, assim como oportunidades aumentam também exponencialmente.

Tornando-se amigos com benefícios

Todos os benefícios de fazer amizade com os maiores bancos são realizados uma vez que você tem pelo menos uma conta salário no banco. A partir daí, você pode ir construindo uma relação duradoura com uma conta poupança, uma conta corrente, entre outros. Mas colocar poucos valores no banco significa que você não deve esperar um tratamento preferencial. Não importa há quanto tempo você tem sido um cliente, não há muita coisa na sua conta para para manter o banco feliz.

Para aqueles com as finanças modestas que simplesmente não têm o dinheiro para atrair a atenção pessoal de uma grande instituição financeira , mantendo um amplo círculo de amizades pode ser a melhor opção. E enquanto os bancos nacionais estão focados em manter os clientes maiores, sei que existem milhares de bancos comunitários e cooperativas de crédito em todo o Brasil que podem oferecer -lhe um monte de as mesmas vantagens com um menor compromisso financeiro em sua extremidade.

Como você construiu sua relação com seu bancO? O que você fez ou deixou de fazer? Gostaríamos de ouvir suas histórias nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário